PWL - A FÁBRICA DE SUCESSOS DOS ANOS 80 E 90
Olá, amantes e saudosistas dos anos 80 e 90. Neste POST iremos trazer, para vocês leitores, um pouco da história de sucesso de uma das gravadoras mais renomadas do mundo, a PWL.
A PWE - Peter Walterman Entreteniment de propriedade do empresário e produtor musical Pete Walterman, atualmente conhecida como PWL, é uma das gravadoras de sucesso mais respeitada de todos os tempos, responsável por lançar no mercado fonográfico artistas consagrados do pop e dance mundial. É onde os "fazedores de sucesso", como são conhecidos os produtores Stock, Aitken e Walterman produziram centenas de hits que foram sucessos no Top 40 britânico, faturando milhões de dólares em vendagens de mídias fonigráficas. O trio fundou a PWL em 15 de janeiro de 1984.
Stock, Aitken e Walterman produziram centenas de hits. |
O Trio Big Fun, Samanta Fox, Pat & Mick, The Twins e Lonnie Gordon são alguns dos artistas lançados pelo trio britânico. Suas composições e arranjos sempre casavam perfeitamente músicas dançantes com letras românticas, uma das marcas desse trio. Donna Summer, Glorya Gaynor, Sigue Sigue Sputnick, Elton John, UnderCover e Cliff Richard são artistas que estamparam em seus álbuns, músicas e produções de Stock, Aitken e Walterma, além do logotipo PWL em seus encartes de CD's, Fitas K7, VHS e LP's.
Rick Astley, jovem talento descoberto e lançado pela PWL em 1987. Antes, atuou como produtor da Gravadora. Imagem: Tim Roney. |
Os cantor Rick Astley é um dos artistas famosos que foi descoberto pelo produtor Peter Walterman em 1985, sendo convidado a trabalhar primeiramente como produtor musical dentro da companhia, lançando mais tarde seu primeiro single, Nevar Gonna Give You Up em 1987, este que foi sucesso na Inglaterra e ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Outros 3 artistas de grande expressão dentro da companhia foram os australianos Jason Donavan e Kylie Minogue.
Primeiro o Single do Cantor Jason Donovan. Foto: Salvo Stores Internet |
A PWL era, e até hoje é, sinônimo de qualidade que apostou em outros títulos no seu catálogo, lançando coletâneas que reúnem singles e versões estendidas de artistas da Gravadora, mais um produto de qualidade que foi bem aceito pelos consumidores musicais. Na era da House Music (80 e 90) os discos do estilo foram bastante consumidos pelos jovens que iam as lojas de discos e que lotavam as casas noturnas, danceterias, e que ouviam os programas de rádios, que tinham os DJ's como protagonistas e responsáveis pela audiência dos mesmos. Claro que no meio do repertório não poderiam faltar as produções da PWL.
Em 1994, com a "febre mundial" da Eurodance, Stock, Aitken e Walterman, empolgados com o sucesso da cantadora Whigfield que acabara de lançar o primeiro single
de sucesso "Saturday Night", resolveram entrar na febre apostando na
cantora Serena, a nova estrela da fábrica de sucessos, a lançando em
1995 com o single "Ridin' High" fazendo parte de várias coletâneas na parada Euro, consolidando ainda mais a PWL.
CD Hit Factory 2.Produção PWL. Imagem da Internet. |
Atualmente a gravadora tem a BMG como a maior distribuidora de seu catálogo musical. Outras gravadoras tem o selo PWL em suas compilações, entre elas a EMI, CBS (Sony Music), Warner e Polygram (Universal Music).
Cd Undercover (1994) lançando pela Gravadora Warner Music Brasil.
Recentemente, a PWL começou a relançar no mercado fonográfico alguns álbuns de carreira de suas estrelas que são sucessos, com o propósito de celebrar o aniversário de lançamento e o sucesso de vendas no mundo. Rick Astley, Kylie Minogue e Jason Donovan são os primeiros agraciados com esse remake.
Logomarca da PWL. |
Comentários
Postar um comentário